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Iluminação Pública é pauta de Audiência na Câmara Municipal

Realizada na manhã de terça-feira, 06 de agosto, audiência pública onde foram tratados em conjunto assuntos relevantes a iluminação da cidade de Escada e ainda a solicitação de um Ponto da Atendimento da CELPE para o município, a fim de atender as reivindicações que foram solicitadas pela população sobre a segurança do município, que foi um dos temas mais abordados pela Polícia Militar e Civil, onde ficou bastante claro que a iluminação pública é de responsabilidade da Companhia Energética de Pernambuco, e não da prefeitura.

Estiveram presentes representantes da CELPE (Companhia Energética de Pernambuco), o Coordenador Técnico, senhor Francisco Barbosa, o Gestor de Atendimento, senhor Luiz Alberto  o Gestor de Serviços de Rede, senhor Wallace Minelli e Analista Comercial da Celpe, a senhora Ana Teomila, como também representantes do poder executivo, o Secretário das Cidades, o senhor Carlos Eduardo e Secretário Executivo de Serviços Públicos, o senhor Mario Gabriel.

Representantes da CELPE esclareceram que Iluminação Pública é de responsabilidade da empresa até 2014.

Durante a audiência o senhor Luiz Alberto, respondeu aos vereadores presentes ao Plenário que a iluminação pública e de responsabilidade da CELPE, “o Governo Municipal tem responsabilidade com iluminação das praças, postes de ferro e nos canteiros centrais, pontos de iluminação nas margens da BR-101”, falou Luiz.  Todos os outros serviços precisam de  uma solicitação da prefeitura para que possam ser realizados reparos como substituição de luminárias, postes com lâmpadas queimadas, onde os serviços de manutenção e ampliação são pagos através do CIP (Conta de Iluminação Pública), que é pago pelo poder executivo que gira em torno de 100 mil reais mensais na cidade de Escada.

De acordo com o Gestor de Serviços de Rede, Wallace Minelli, em Escada existe em torno de 4.000 (quatro mil) pontos de iluminação e cerca de 100 (cem) reclamações por mês, “recebemos da prefeitura um levantamento de problemas nos pontos de iluminação que não foram reclamados pelos clientes e população em nossa central de atendimento”, disse Wallace.  No levantamento da Secretaria de Serviços Públicos, feita pelo secretário Mario Gabriel foi constatado 431 pontos apagados e enviados imediatamente para Celpe para manutenção.

Durante a audiência o coordenador técnico, o senhor Francisco Barbosa, falou sobre a manutenção na rede elétrica da cidade, “a manutenção e ampliação da iluminação e de responsabilidade da CELPE, agora para a ampliação o serviço tem que ser solicitado pelo Governo Municipal, através de requerimento ou ofício”, falou Francisco, a conta desses serviços entra na CIP, mas a prefeitura pode também arcar com a compra de matérias, como lâmpadas ou luminárias, o coordenador ainda lembrou que a partir de 2014, a responsabilidade da iluminação pública e manutenção serão de responsabilidade dos municípios.

Perguntados pela plateia repleta de alunos da Escola de Referência Monsenhor João Rodrigues de Carvalho e moradores, a possibilidade de um serviço automatizado da Celpe, para a manutenção nos pontos de iluminação e falta de energia, o Gestor Wallace respondeu que esse serviço já existe em algumas cidades e o custo de implantação desse sistema aumenta o valor da conta CIP do município.

Os vereadores perguntaram aos representantes da Celpe sobre a possibilidade de Escada ter um carro plantão 24h no município para atender as ocorrências com mais rapidez como também a possibilidade de reabertura do Ponto Celpe, onde receberam a resposta da cidade já possuir duas equipes de plantão que fazem os turnos das entre às 6h e 0h, “a cidade de Escada está num eixo de bastante importância para Celpe”, responderam as perguntas o senhor Wallace e ainda lembrou que a cidade já possuía um ponto de atendimento, que ficava na Farmácia de Junior no comércio, mas nesses últimos dois meses ocorreram problemas de credenciamento da Celpe Serviços, que já encontrasse normalizado e em funcionamento na Avenida São José, Nº 23, em frente à Cadeia Pública Municipal.

Por fim a Analista Comercial da Celpe, Ana Teomila, ressaltou a questão de esclarecimento para a população dos serviços prestados da Celpe, “é culturalmente mais fácil você reclamar com a prefeitura sobre a iluminação, é preciso a população nos avisar dos problemas com pontos de iluminação, falta de energia, queda de tensão, para que possamos soluciona-los”, disse a analista.

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