Transporte público mais uma vez é tema de Audiência em Escada

publicado: 25/07/2013 09h54,
última modificação: 06/12/2013 15h39

A Câmara Municipal da Escada realizou na manhã do dia 23 de julho uma nova, audiência pública com a empresa Borborema, dessa vez representada pelo Gerente Operacional da empresa o senhor Oswaldo José, o coordenador do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) o Senhor Carlos Jatobá e o Presidente da EPTI (Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal), o Senhor Amaro João.

A pauta da nova audiência pública, além de destacar os exorbitantes os preços das tarifas para Escada/Recife, Escada/Cabo, e Escada/Vitoria, foram abordados temas como passe livre para idosos, meia passagem para os estudantes e a possibilidade de incluir linhas para os distritos de Massuassú e Frexeiras.

O representante da Borborema, Oswaldo José, falou da possibilidade de melhoria dos serviços prestados pela empresa, “realizamos um estudo e percebemos a necessidade de um aumento de viagens e horários nas linhas Escada / Recife e Escada/Cabo, mesmo com o aumento de 20 para 35 ônibus em circulação, a reativação das linhas de Amaraji, Primavera e Gravatá, iremos viabilizar um incremento de mais viagens nas linhas para o Recife”.

Representantes da EPTI, DER e Borborema em audiência com os vereadores na Câmara Municipal da Escada

TARIFAS ESTÃO DE ACORDO COM DER-PE

Durante a reunião, Carlos Jatobá, representante da EPTI, apresentou uma tabela do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros (STIP), onde de acordo com o DER-PE, a empresa Borborema, está cobrando valores das tarifas abaixo o teto máximo exigido, não havendo irregularidades, “o abordado na audiência anterior já foi regularizado e a empresa está cobrando o valor abaixo dos R$ 7,84”, falou Carlos.

Ainda sobre as tarifas, a Borborema disse não ter como diminuir as passagens cobradas, devido a não isenção municipal de 50% no combustível semelhante às empresas que operam na Região Metropolitana.

PASSE LIVRE PARA IDOSOS E MEIA PASSAGEM PARA ESTUDANTES

Uma das grandes reivindicações dos vereadores presentes à audiência ao representante do EPTI foi a possibilidade de implantar meia passagem para os estudantes, que para se deslocarem para estudar no Recife, tem que desembolsar mais de R$ 15,00 por dia.

De acordo com o Presidente da EPTI, para que Escada fosse contemplada com meia passagem para estudantes, seria de fundamental importância à inclusão do município na Região Metropolitana, “o governo do estado já tem um projeto em andamento para implantação de meia passagem para os estudantes em todo Pernambuco”.

LINHAS INDEPENDENTES PARA OS DISTRITOS

Abordados pelos vereadores a possibilidade da empresa Borborema colocar linhas independentes para Massuassu e Frexeiras, ou voltarem a trafegar por dentro dos distritos, o Gerente de Operações lembrou aos vereadores que a concessão da Borborema é para Transporte Intermunicipal, para a criação de linha de transporte municipal, teria que haver uma autorização do Governo Municipal para uma possível implantação.