A Borborema presta esclarecimento à população

publicado: 12/02/2021 09h58,
última modificação: 19/02/2021 21h05

Com participação do Deputado Estadual Romero Sales e dos vereadores escadenses, a reunião realizada no plenário, foi proposta algumas soluções para o problema do transporte público intermunicipal na cidade de Escada

Morador escadense fazendo suas reivindicações no plenário da câmara na frente dos vereadores da cidade. Foto: Janderson Chaves

Em reunião pública que aconteceu no último dia oito de fevereiro de 2021, no plenário da casa legislativa, solicitada pelo vereador Paulinho, na pauta da reunião foi discutida a dupla função dos motoristas de ônibus, má qualidade dos veículos disponibilizados pela empresa Borborema, também foi discutido o aumento das passagens, horários das linhas que atendem a cidade, carga horária dos motoristas, diminuição das linhas de ônibus feita pela empresa prestadora do serviço e a limpeza dos veículos. A audiência teve a participação dos vereadores Luciano Manoel, Pedro Jorge, Paulo Sálvio, Josias Francisco, das vereadoras Cátia Maria, Edite Barbosa, Rejane Maria, da Presidenta da casa Maria Elizabete (Bete da Alvorada) e do Deputado Estadual Romero Sales Filho.

Estiveram presente na audiência o representante da empresa Borborema o senhor Luiz Henrique Siqueira de Albuquerque, também o Diretor de planejamento da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) Mauro Luís Vieira Chaves e o Coordenador de Fiscalização da EPTI o Major Edson Gomes da Silva. Foram feitos vários questionamentos para o representante da Borborema sobre os temas da reunião como seguranças dos veículos, preços, horários entre outros temas. Foi questionado o motivo da empresa ter reduzido a frota que abastece a cidade e perguntado a EPTI como seria feita a fiscalização dos veículos da empresa prestadora de serviço. Em Resposta a Borborema confirmou a redução da frota por conta da pandemia e que se embasou no decreto do governo do estado que permitiu as empresas de ônibus a diminuir até 10% da frota, também foi cobrado a empresa com relação aos horários das últimas viagens da linha Recife/Escada que estava sendo por volta de 18:40 nas segunda-feira e 18:30 de terça a sexta, a empresa se comprometeu a revisar esses horários, mas não deu previsão de qual será o novo porque ainda precisará ser aprovado pela EPTI.

Reunião pública dia 08/02 com os representantes da casa, da empresa Borborema, EPTI e o Deputado Romero Sales Filho. Foto: Janderson Chaves.

Em relação a limpeza dos ônibus a Borborema disse que toda a frota da empresa é limpa sempre que vai para a garagem, mas não deixou claro como é feita a fiscalização e nem deu uma sugestão para que esse serviço seja melhorado. Alguns questionamentos também foram feitos por moradores da cidade e de distritos próximo como o senhor Domingos Sávio Gaudêncio, Bruno Henrique e Jefferson Tallys entre as principais reclamações dos moradores está a qualidade dos veículos, limpeza e o cumprimento dos horários pelas linhas que atendem a cidade. Em resposta as reclamações dos moradores e as perguntas dos vereadores e do Deputado Estadual Romero Sales Filho que perguntou o quantitativo das viagens e também questionou o fato da EPTI ter permitido a redução da frota. O senhor Luiz Henrique da Borborema respondeu que o quantitativo de viagens da empresa era 63 nas segundas e 54 de terça a sexta.

Representante da Borborema Luiz Henrique discursando no plenário da Câmara de Escada. Foto: Janderson Chaves

Foi sugerido pelo Vereador Paulinho que fosse feita uma Comissão permanente que iria fiscalizar ou ajudar a fiscalizar a prestação de serviço do transporte público da cidade, pediu também o aumento da frota e a normalização dos horários dos ônibus. A EPTI sugeriu que fosse feito um convênio entra ela e o município que ajudaria na fiscalização da empresa, ela também fez um apelo para que a população quando visse alguma irregularidade dentro dos ônibus que tirassem fotos e mandasse para canais de comunicação da EPTI, ela se comprometeu em estabelecer horários para ter 100% da frota para que a população escadense possa ir e voltar de seus compromissos sem grandes transtornos.